segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

BANDA DE MÚSICA JESUS MARIA E JOSÉ. UIRÁUNA - PB
A Banda de Música de Uiraúna, Paraíba, Banda Jesus, Maria e José fundada em janeiro do ano de 1914, pelo Padre Costa, tendo a colaboração dos filhos e amigos da terra, onde se destacaram dois enfretantes: Marcelino Vieira da Costa e o grande músico uiraunense Zequinha Correia que na época saíram em comissão por toda vila, angariando fundos para a compra de instrumentos musicais.
HISTÓRIA.
A idéia da formação de uma banda surgiu da necessidade de querer aprender a tocar, aproveitando a presença de quatro músicos advindos de Missão Velha, Ceará, refugiados da rebelião cearense daquela região. Brotava com efervescência a vocação musical nos habitantes dessa terra. O grupo cearense era formado pelos seguintes componentes:
Raimundo Sá (Primeiro Maestro) - Tocava
Clarinete
Luiz Barreto (Segundo Maestro) - Tocava
Trompete
José Brígido - Tocava
Trombone
José Passos - Tocava
Bombardino
Estes homens juntamente com outros membros da comunidade vieram a formar a Banda Correia Costa,nome dado a primeira filarmônica de Uiraúna, que teve um período de existência de 13 anos(1914-27),quando então houve uma parada em suas atividades, em virtudes das perseguições de Lampião e principalmente pela volta dos refugiados cearenses as suas origens. Principais membros da primeira banda de música de Uiraúna:
Antonio Caboclo -
Trompete
Zé de Velhinho -
Trompete
Antonio Francisco -
Tuba
Antonio Correia -
Tuba
Major Guedes -
Clarinete
Zezé de Cazuza -
Trombone
Zéu de Capitão -
Trompa
Luiz Rodrigues -
Prato
Duca Rodrigues -
Bombo
Firmo Correia -
Bombardino
Com a parada de 13 anos sempre ficou a esperança de ressurgimento, porém, com a calmaria implantada no sertão paraibano somado a vontade de algumas figuras ilustres da terra e do pároco recém-chegado para suas funções religiosas, queria incrementar estas atividades, tão fluente em nosso povo. Esta volta deveria ser marcada com ênfase, porque seria composta somente por filhos da terra. Necessitava também de um reforço bem maior, e para comandar veio o maestro da cidade de Sousa, o Sr. Misael Gadelha, que passou cerca de 3 anos na regencial.
Um outro fato marcante que surgiu foi a troca do nome da banda, que passava a se chamar Banda Jesus, Maria e José, que permanece até hoje, passando a ter um suporte financeiro da paróquia, de onde o povo contribuía, e esta ajuda duraria até o ano de 1975.
Temos que mencionar o primeiro maestro filho de
Uiraúna foi Neco Manuelzinho que tocava clarinete e tinha como contra-mestre Zequinha Correia, a partir daí todos os maestros que dirigiram a nossa banda foram filhos de Uiraúna, como:
Misael Correia
Manuel Israel
Espedito Gomes
Ariosvaldo Fernandes
Dedé de Capitão
Valterluz Alencar
Geraldo Moises (Atual)
Com sua fama crescente, é convidada frequentemente para tocar na festa da padroeira, bailes, carnavais e tocatas diversas.
PREMIAÇÕES

Em 1962 participou de um concurso que teve a final em Campina Grande. Nesse evento promovido pela Argos Industrial de São Paulo, obtendo a segunda colocação.
Em
1973, conseguiu o segundo lugar na Paraíba, promovida por Gran-Pires e PBTUR realizado no Cabo Branco, na capital do estado.
Em
1980, obteve o primeiro lugar no festival de bandas do interior, realizada na cidade de Sousa.
ATUALMENTE A BANDA
Hoje a Banda de música Jesus, Maria e José se encontra na regência de Geraldo Moises,sempre mostrando competência e liderança na frente dessa centenária banda, seus componentes sempre com muito talento tem uma rica história, e alguns com passagens nas grandes bandas brasileiras, como: Banda do Corpo de Bombeiros de Brasília, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Banda de Música da Aeronáutica de Brasília, Orquestra Sinfônica Nacional do Rio de Janeiro, Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Banda da Polícia Militar da Paraíba. Com a criação da Sociedade de Difusão Artistica de Uiraúna - SODAU, que tem como objetivo, divulgar, ensinar e descobrir novos talentos musicais, angariar recursos com os poderes públicos.
A partir de então houve o desligamento da
igreja, e a vinculação ao Poder Executivo Municipal, recebendo apoio dos prefeitos que passaram do ano de 1976 até os dias de hoje.
Hoje com um extenso repertório que vai do dobrado a música popular, a banda Jesus, Maria e José está presente no cotidiano de todos os habitantes de
Uiraúna e região. Chegando a lançar em 2003 um CD com as melhores músicas das mais diversas autorias tocadas pelos membros da filarmónica.